quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Tutorial: Como tirar medidas

Postado por Debi Recomenda - Shein e outras coisas às 19:32

AEE!! Finalmente algo informativo nesse blog =) Vamos aprender a tirar medidas para confeccionar roupas =)

Alguns de meus clientes estão sentindo dificuldades na hora de tirar as medidas, então, eu aqui, estou fazendo esse tutorial para facilitar a vida de vcs =)
Antes de tudo, algumas dicas:

SEMPRE PEÇA AJUDA: Não tente tirar sozinho pq se vc marca o comprimento da saia, ela fica mais curta, se vc marcar a igualdade das costas vc num vai ver o.o portanto, sempre peça ajuda a alguem para tirar as medidas, ou melhor, peça para alguém tirar as suas medidas ok??

FAÇA TUDO EXATAMENTE COMO NOS DESENHOS: É importante que vc marque tudo exatamente como nas imagens pq se vc marca a sua cintura mais perto do quadril, a sua cintura vai ficar larga ou se vc marca seu quadril mais acima quase na sua cintura, é certo de que seu quadril fique apertado. Ou seja, faça exatamente como nas imagens seguindo todas as marcações.

NÃO APERTE MUITO A FITA: Não pense que encolendo a barriga a roupa vai ficar mais certinha no seu corpo, ao contrário, vai ficar apertada o.o então, sempre tire a pedida e veja se a fita consegue sair do lugar, tente rodar a fita entorno da marcação, se ela rodar facilmente quer diser que está ok ^^ Caso queira a roupa um pouco mais folgada vc pode dar algumas folgas na fita, ou me avise que eu coloco alguns centímetros de folga no molde =)

Então, sem mais delongas, vamos lá =)

Crédito das imagens: O Grande Livro da Costura. Clique nas imagens para ver em tamanho grande.
1: Amarre um Cadarço, ou barbante ou uma corda fina entorno de sua cintura.
PRA QUE?? É uma marcação muito importante, você vai se guiar por ela, a partir dessa marcação vc irá se guiar para medir comprimento de calças/ saias e de blusas. É muito importante esta marcação para que a roupa tenha um ótimo caimento em vc pq se vc tirar as suas medidas errado a roupa não irá cair bem em vc.
.
.
2: Busto.
Contorne com a fita métrica a circunferência de seu busto, na altura de seus mamilos (ou a parte mais saliente de seus seios).
.
.
3: Cintura.
Contorne a sua cintura (exatamente aonde está o cadarço) Geralmente é a parte mais profunda de seu tronco ou na altura do umbigo,
.
.
4: Quadril.
Contorne a parte mais saliente de seu quadril (pode-se chamar de culote xD) importante que seja a parte mais saliente para que a roupa não fique apertada em vc.
.
.
5: Ombro.
Meça de seu pescoço até o fim de seu ombro (geralmente onde une a costura de uma camisa com a manga)
.
.
6: Pescoço:
Sem apertar muito (sem estrangular xD) Marque o contorno de seu pescoço
.
.
7: Torso:
Muito importante essa medida, você vai marcar de seu ombro até a sua cintura, este é seu torso, geralmente é o comprimento mínimo para uma camisa, caso seja mais comprida é só adicionar costura ^^ Marque exatamente no cadarço que vc amarrou na cintura (lembra??) não esqueça que ele é a sua referência =)
.
.
8:Igualdade da Frente:
Essa medida é muito importante pq ela vai definir a largura de sua cava, se vc medir errado corre o risco de sua manga ficar apertada.
A partir da sua axila, desça 10cm e meça de uma axila a outra na linha dos mamilos (não contorne seu torso, somente a parte da frente.
.
.
9: Igualdade das Costas
Exatamente a mesma coisa da igualdade da frente, desça 10cm a partir da axila e meça de uma axila a outra. Também é uma medida importante, acompanhe exatamente como no desenho para sair corretamente.
.
.
10: Largura de seu Braço.
Contorne seu braço com a fita métrica (a parte do muque) e não aperte tanto (como expliquei acima) se marcar muito apertado corre o risco da manga estrangular seu braço
.
.
11:Comprimento da Manga.
Você vai marcar a partir do fim do seu ombro (use a camisa que vc estiver usando como referência) até a parte desejada do comprimento de sua manga, ela pode ser comprida, curta ou 3/4 (um pouco abaixo do cotovelo)
IMPORTANTE: Se a manga for comprida ou abaixo do cotovelo, dobre seu braço como na imagem antes de tirar a medida, se vc não dobrar, corre o risco de sua manga ficar curta quando você dobrar seu braço.
.
.
12: Punho.
Feche sua mão e marque a parte mais saliente da sua palma (se vc marcar certo no pulso, corre o risco do punho não passar pela sua mão.
.
.
13: Altura do Quadril.
A partir do cadarço que você amarrou em sua cintura, desça a fita até a parte mais saliente de seu quadril (vulgo culote xD). Geralmente essa medida é de 20cm para adultos mais pode variar.
.
.
14: Comprimento Saia/Vestido
A partir do cadarço (cintura), desça a fita até o comprimento desejado da sua saia, lembre-se de observar o seu personagem para ver aonde a saia está medindo. Geralmente, saias curtas vão até a metade da coxa, saias normais vão até um palmo acima dos joelhos e mais compridas são abaixo dos joelhos.
.
.
15: Gancho da Calça.
Sente-se em uma cadeira, com a coluna reta, meça a partir do cadarço amarrado em sua cintura até a base da cadeira que você está sentado, importante esta medida pois para calças ela determina a altura do gavião da calça e se ela for curta vai machucar.
.
.
16: Comprimento da Calça/Bermuda/Shorts.
Meça a Partir do cadarço que você amarrou em sua cintura, meça até o comprimento desejado de sua calça/bermuda/shorts.
.
.
Eeee... Fim =)
Medidas especiais, provavelmente eu pedirei via e-mail mais essas são as medidas básicas que toda costureia, independente de ser cosmaker ou não, usa em seus clientes, e foi assim que a minha professora me ensinou =)
Espero que tenham gostado e espero que ele realmente seja util não só para meus clientes mais também para todos que estão começando agora com costura =)
Beijos =*** Obrigada a vc que leu =)
Ps: Coloquei um player ai ao lado, totalmente aleatório as músicas xD mais são algumas que eu gosto ^^ não tem só de anime xD tem umas antigas tbm =) algumas que eu adoro não tinham disponiveis ¬¬

12 comentários on "Tutorial: Como tirar medidas"

Bianca Mansur on 7 de agosto de 2009 às 07:34 disse...

Legal amora!!


Eu curti!


axo que modelagem é a parte mais divertida do cosplay XD


Beijocas!

Debi Recomenda - Shein e outras coisas on 7 de agosto de 2009 às 12:47 disse...

Arrumei os inúmeros erros de português que tinha na postagem ¬¬

Que vergonha >.<

Marcia Yuna on 9 de agosto de 2009 às 17:18 disse...

Ainda bem que eu não vi o erros de português, hehehhe... achei ÓTIMO o tutorial, valeuzão! ^__^

ANH-J on 10 de agosto de 2009 às 06:15 disse...

adorei o tutorial mana sei que vai ajudar mta gente e realmente NUNCA tire medidas sozinhas *a que resolveu tirar medida da saia da kagome e hj ta curta igual a sailor XD)

o playlist e fofuu so que e mto grande pro blog pq comeu a barra de ver outras musicas

bjus
Dani

natii on 10 de agosto de 2009 às 09:41 disse...

neh neh, achei super demais *u*
Muito útil :D

Pergunta: de que tecido você fez cosplay de haruhi?

natii on 12 de agosto de 2009 às 09:55 disse...

Brigada me ajudou muito mesmo *u*
sim ser cosmaker é super legal...
Mas como eu tô começando, acho que vai sair bem...uma porcaria (: mas eu tento de novo :D
Brigada por me add no DA *u*

Kissus ;*

- on 14 de agosto de 2009 às 12:17 disse...

Adorei o blog! parabéns!!
estou divulgando meu blog, sou Designer de Interiores e de Móveis, quando puderes dá uma olhada lá:
Um blog que pretende informar e empolgar sobre decoração, design, craft e tudo mais que envolve o universo e as possibilidades do decór.
http://labdecor.blogspot.com
Obrigada.

Vanessa Bianchin

Samantha (Samgirl) on 18 de agosto de 2009 às 11:23 disse...

Muito bom o tutorial, eu adorei ;D
Tudo bem explicadinho e fácil de entender, vai me ser muito útil, pois eu tó começando, e tenho muitas duvidas principalmente sobre os tecidos. Para aprender temos que tentar, não é? ^^

Bye.... ;*

Pensadora on 18 de agosto de 2009 às 13:26 disse...

Oiie Debi (posso te chamar assim?)!

Adoreii seu blog,tão fofiinho e com algumas dicas ~

Menina,sempre te vejo nos eventos aqui do rio,mas tenho vergonha de falar com vc.

Nhaa...sou um pouco tímida ><'

Inclusive vc estava no anime place né?!


Bjiiinhos ~

Bianca Mansur on 9 de setembro de 2009 às 11:50 disse...

Axo que essa biblia vc vai se interessar ^^

Beijocas

http://smmakingof.blogspot.com/2009/09/o-grande-livro-da-costura.html

Mike Nunes on 25 de março de 2011 às 13:09 disse...

Oque ouve com o blog ? T_T

Josy Art on 29 de outubro de 2016 às 10:14 disse...

Excelente gostei muito do seu blog parabéns 😊👍